domingo, 19 de novembro de 2006

Temperamento e personalidade



Desde o inicio a vida, quando se começa o processo de crescimento, de desenvolviemnto de idéias e percepções a maioria das pessoas se interessam em conhecer e entender o que acontece na mente das pessoas que as cercam. A curiosidade traz perguntas como "O que será que passa na cabeça dele (a)?", "Por que ele (a) tem sempre esse tipo de reação?", "Por que ele (a) não muda esse jeito de ser?"
Dificilmente se segue o caminho inverso: de buscar compreender a si mesmo, de se auto-interrogar sobre sua maneira de ser, de analisar mais a fundo como seu comportamento infui na vivência cotidiana com outras pessoas, entre outras coisas.
Pois eu estou, justamente, no grupo das excessões. Cresci tentando encontrar respostas para os constantes questinamentos que brotavam na minha mente sobre mim mesma. Alguns eram respondidos de forma simples e rápida pelas circunstancias da vida, outros só puderam ser completamente respondidos há pouco tempo, quando encontrei meios excelentes de acabar com as auto-indagações.
Descobrir que existem duas coisas que influem diratamente na forma como sou, o que há de bom em mim e o que precisa ser melhorado. Temperamento e personalidade. Todas as pessoas tem um temperamento e uma personalidade pertinentes a si próprio e adaptados a estrutura de vida que segue.
Descobri que o meu temperamento é o Fleumático!
***Fleumático é uma pessoa de fácil convivência, natureza calma e sossegada, querida por todos, além de possuir uma agudeza de espírito e senso de humor que tornam sua presença um prazer. Os fleumáticos são calmos e acessíveis, trabalham muito bem com pessoas, são eficientes, conservadores, dignos de confiança, espirituosos e procuram sempre o lado prático das coisas.
Todas essas qualidades vêm acompanhadas por um lado um tanto introvertido. Uma de suas maiores fraquezas é a falta de motivação, chega até a ser displicente com relação ao trabalho e tende a ser cabeçudo, pão-duro e indeciso. Fleumáticos costumam olhar a vida como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se com as coisas, contudo revelam-se bons diplomatas porque são pacificadores por natureza. Se motivados externamente, podem tornar-se excelentes lideres. Apesar de não se oferecem para execer cargos deliderança têm capacidade latente para tanto. ***
Tudo isso diz muito a respeito de quem eu sou e das atitudes que tenho. Mas, além de descobrir especificamente qual o meu temperamento e as caracteristicas do mesmo, aprendi também que é possivel ter o "temperamento transformado", ou seja, exite a possibilidade de aperfeiçoar os pontos fracos e canalizá-los de forma positiva. Mas isso só se consegue com a ajuda de um amigo muito especial: o Espirito Santo!

A respeito de personalidade, faz pouquíssimo tempo que descobrir que a minha é do tipo INFJ (Introvertion, Intuition, Feeling, Judgement)!!! Explicarei mais sobre isto em breve.
Por enquanto dou a dica pra quem quer saber qual seu temperamento e suas principais caracteristicas.
Visite: http://raulgil.uol.com.br/forum/topico_abre.asp?id_topico=8016

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Idéias paralisadas?

De abandono em abandono vive este blog!
Não! As idéias não congelaram! Pelo contrário, estão a pleno vapor, causando um enorme turbilhão na minha cabeça. Só deixaram de ser expressas aqui por falta de tempo, vontade e incentivo.
Bom... enfim... voltei. Estou aqui novamente abrindo espaço para minhas ideias se manifestarem e para que outros as conheçam. Desta vez faço promessas. Prometo atualizar o blog com freqüência. Prometo ser mais sucinta em minhas idéias (elas estão mudando completamente). Prometo expressar melhor as tais idéias. Prometo ainda tentar ao máximo ser interessante ao expor a minha "cabeça". (Entenda como quiser!)

Pra recomeçar uma poesia de alguém que jamais vi e que descreveu com uma certa precisão aquele dito turbilhão que está em minha mente.
... E não esqueça: vem mais por aí!
A poesia:

Das Incertezas
Gustavo Lucas

Procurei; sim
Encontrei; talvez
Agi; de certo modo
Feri; não sei
Cansei; pode-se dizer
Lamentei; sei que magoei
Amei; nem sei
Vivi; nem imagino
Matei; sabe-se lá
Lutei; talvez muito

Procurei encontrar
Lamentei ferir
Amei viver
Agi cansado
Lutei matando
Matei lamentando
Vivi procurando
Feri lutando
Encontrei amando.