quarta-feira, 25 de junho de 2008

Onde for... Ele está!

A presença de Deus é mesmo maravilhosa!

Moisés estava certissímo quando disse a Deus que não sairia do lugar sem que o Senhor o acompanhasse (Êxodo 33.15). Eu faria o mesmo!
Todas as vezes que nos propomos a fazer alguma coisa ou a ir a algum lugar temos que ter a mesma atitude de Moisés. Não basta querer apenas o aval de Deus e um anjo para nos acompanhar (v. 1-3), o que tem que importar mesmo é a presença dEle. É o que faz toda a diferença.
Moisés entendeu isso quando 'empacou' e disse a Deus: "Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos Teus olhos, eu e o Teu povo? Acaso não é por andares Tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o Teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?" (v. 16).

Entender isso é fundamental na vida cristã, é essencial para andar com Deus na terra. A atitude de Moisés foi tão radical que chamou a atenção do Senhor e O fez mudar de idéia para acompanhar o povo (v. 14 e 17).
Ouvir a pregação do Ap. Samuel sobre isso há semanas atrás me fez refletir até que ponto temos conseguido chamar a atenção de Deus com nosso anseio por Sua presença? Será que realmente nos importamos com o comando de Deus em cada coisa que fazemos em nossas vidas?

Nas últimas semanas passei por alguns momentos de absoluta confirmação de que ter a presença de Deus conosco em qualquer situação é mesmo essencial. E como já tava passando da hora de postar algo novo resolvi compartilhar essa palavra aqui.

Como é bom estar meio a um tumulto e saber que Deus está ali com você, agindo a seu favor. Como é fantástico sentir a manifestação da glória do Pai em seu coração em meio a rituais católicos de uma missa. Ir a outros lugares, estar entre pessoas desconhecidas, passar por momentos engraçados, desconcertantes, sérios, fúnebres, festivos ou silenciosos e poder sentir com toda intensidade o calor do Amado. Saber que Ele está ali com você, que não te deixará. Ah... é demais!

Tenho vivido isso. Viva você também. Ser acompanhado por Deus por onde quer que você for é fantástico.


*

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Nossa fantasia de cada dia

As pessoas tem medo de mostrar quem são. De ser quem são. Todos inventam uma endumentária e se vestem dela pra se definirem.
Que é o Orkut senão criar uma fantasia de "quem eu sou" pra mostrar às pessoas?!!! Você mostrar o que quer, da maneira que quer, descreve o que tem vontade, define o que lhe convém e mostra pra quem tiver afim.
O que são as nossas roupas senão uma tentativa de exteriorizar quem queremos ser, o que achamos legal. É sim uma forma de tentar persuadir todos que nos vêem a nos perceberem da forma como queremos. Quem há de negar isso?!
Os mesmos "princípios de seleção, ênfase e apresentação" (PORTO, 2001: p.12) do conceito de Enquadramento - teoria aplicada a comunicação - são utilizados por cada pessoa no mundo a cada dia. Em todo tempo, nas mais diversas situações as pessoas produzem discursos, inclusive não-verbais (que é justamente do que estou falando) e tomam atitudes, ainda que sem prévia intenção, direcionadas para uma determinada posição.
É assim. Nós somos assim. Inventamos uma endumentária e nos vestimos dela. O fato é: será que realmente somos o que mostramos ser?

Num sei por que, mas tava querendo dizer isso. Num tem alvo, não escrevi direcionado a alguém. Eu nem mesmo ouso me excluir de tudo isso, porque afinal eu também me sinto assim.

São apenas verdades que muitas vezes não temos coragem de encarar.

*