quarta-feira, 23 de julho de 2008

Sobre a vontade de Deus

A bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2) e eu não tenho dúvidas disso. Sempre que busquei seguir a vontade do Pai me dei bem! O problema é que nem sempre conseguimos alcançar esta vontade.
Tenho buscado tanto isso e por uma incrível "cristocidência" encontrei um bom texto sobre o assunto publicado esta semana no portal Lagoinha.com
Confira abaixo:


Como estar no centro da vontade de Deus?

Qual é a vontade de Deus para a minha vida?
O que devo fazer para estar no caminho certo?
Como posso saber qual é a vontade de Deus para mim?

1- "Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara". - Sendo Fiel!
- Deus está observando as coisas pequenas que fazemos. Tudo começa no pequeno! Quando aprendemos o pequeno, Deus nos coloca no grande! Quando somos fiéis no pouco sobre o muito seremos colocados! (Mt 25:23). O problema é que queremos começar pelo grande!
- Quando caminhamos com o Senhor ele fala conosco, e então, sabemos e temos a convicção de que ele falou conosco.
- Não existe lugar melhor aonde Deus quer te colocar. Quando murmuramos sobre o lugar que Deus nos colocou, nos colocamos acima de Deus porque não cremos que ele tem o melhor para nós, então pecamos e não somos abençoados.
- Pensamos que o lugar que Deus nos põe deve estar perfeito. Ex: Jonas.
- Estou disposto à ir ao lugar que Jesus me mandar?

2- "E, quando o viram, o adoraram...". - Sendo Obediente!
- A adoração verdadeira é aquela que "sai de dentro", é quando sabemos o que Deus é! Deus quer ouvir dos nossos lábios palavras de elogio que tocam o Seu coração. Mas acima de expressões de adoração, Deus está corações sinceros e quebrantados (Sl 51:17).
- Deus não está buscando expressões de adoração, mas sim está buscando coracões! Ele nos quer por inteiro e quer que sejamos obedientes a sua voz (I Sm 15:22).
- Devemos aprender a louvar e adorar a Deus em meio as tribulações (At 16:19-26).

3- "Jesus, aproximando-se...". - Sendo direcionado pela Palavra de Deus!
- O melhor é quando Jesus se aproxima de nós! Apesar das pessoas duvidarem, Jesus se aproximou deles.
- Devemos deixar de lado a incredulidade e a falta de fé! (Hb 11:1,6).
- Para termos fé precisamos conhecer a Palavra de Deus (Rm 10:17).
- Para fazermos qualquer coisa precisamos de uma Palavra de Deus, e se o ouvirmos seremos abençoados.
- Quando buscamos a Deus, Ele nos mostra os seus caminhos (Mt 6:6).


Ronaldo Bezerra
Líder do Ministério de Música da Comunidade da Graça - Sede
Link:
http://www.lagoinha.com/engine.php?pag=art&sec=1&cat=19&art=2438

*

terça-feira, 15 de julho de 2008

Acsa - ela queria mais, eu também quero

Essa semana recebi mais um ensinamento poderoso do Senhor e foi através da experiência de uma mulher fantástica. O nome dela é Acsa. Nome diferente, marcante... tudo a ver com a personalidade dela.

Acsa vivia em um tempo onde os casamentos eram arranjados. Seu pai, Calebe, decidiu que o homem que conseguisse conquistar a cidade de Debir (ou Quiriate-Sefer) levaria como prêmio uma porção de terra e Acsa como esposa (Juízes 1.12). Nos tempos de hoje isso não daria certo, porque a 'independencia feminina' não deixaria mulher alguma aceitar se casar somente pela ordem do pai. Acsa não alcançou esse pensamento moderno, mas foi sagaz e inteligente como muitas mulheres contemporâneas não conseguem ser.

Sua alma e seu espírito entenderam que o pai escolheria o melhor para ela. Ela confiou a ele a missão de providenciar tudo: um marido, um lar, uma casa. Permaneceu obediente e se casou com Otoniel, pois sabia que ele era o melhor para ela. O marido que Acsa ganhou por confiar em seu pai era um homem valente, conquistador, dava valor a ela como mulher, já que foi motivado a tê-la que enfrentou os guerreiros de Debir (Juízes 1.13). Além de tudo isso, Otoniel eram também um varão usado por Deus, pois cheio do Espírito foi levantado como libertador de Israel do domínio da Mesopotâmia (Juízes 3.7-11). Perfeito!

Acsa podia ser considerado uma mulher muito abençoada. Realmente recebera o melhor! Mas ainda assim ela não se contentava. Sempre há mais para buscarmos do nosso Pai e Acsa entendia isto. Quem a conhecia podia usar com toda propriedade a expressão nordestina: Êta mulher retada!!!

Quando já estava instalada eu seu novo lar e desfrutava do gozo de viver com Otoniel percebeu que seu pai podia lhe oferecer mais e foi até Calebe para pedir fontes de águas para a terra onde vivia com seu marido (Juízes 1.14-15). Ela sabia que para viver bem na terra onde eles estavam precisariam de uma provisão de água, por causa da sequidão do lugar. Como eu disse antes, Acsa era sagaz e inteligente, sabia que devia buscar essa provisão em seu pai e assim o fez.

"Acsa demonstrou envolvimento e interesse por sua herança, seu casamento e seu futuro. Ela não foi gananciosa, mas também não hesitou em ir atrás daquilo de que precisava, semelhante a mulher virtuosa em Pv 31.27". [Quadro: Acsa, a astuta filha de Calebe. A Bíblia da Mulher. Ed. Mundo Cristão, 2003.]

Quem conhece a palavra de Deus e pode 'ver além' nesta história percebe que isso é profundo! Água é um dos elementos de batismo e pode representar também o fluir do Espírito Santo. Acsa pediu fontes de águas a seu pai. Era mais do que uma gota... eram fontes. Trata-se de um derramar constante e podoroso do Espírito. Um fluir incessante que que seria a base do lar. Isso é demais! Assim ela ganhou de seu pai fontes superiores e inferiores. Provisão total. Fluir total.

Desde o dia que li sobre esta mulher e pude 'ver além' na sua história minha oração com relação ao meu futuro mudou. Hoje eu clamo ao meu Pai celestial que me dê um marido, uma casa e um bom futuro, mas além dessas coisas o que não pode faltar pra mim é o fluir do Espírito Santo de Deus. E quando eu já estiver com uma família estabelecida, com provisões materiais conquistadas, com sonhos realizados, com ministério consolidado, ainda assim não vou me cansar de clamar ao Pai por mais fuir, por mais águas, por mais dEle.

Porque não importa o que alcançamos, onde chegamos, sempre seremos dependentes de mais de Deus. Como o corpo humano não sobrevive sem água nossa alma e espírito não sobrevive sem o fluir do Senhor. Sempre será preciso mais. Sempre vou querer mais.

Mais de Ti, Senhor. Mais de Ti, Senhor. Mais de Ti, Senhor. Mais de Ti, Senhor. Mais de Ti, Senhor. Mais de Ti, Senhor. Mais de Ti, Senhor. Mais de Ti, Senhor.

*