
Desde o inicio a vida, quando se começa o processo de crescimento, de desenvolviemnto de idéias e percepções a maioria das pessoas se interessam em conhecer e entender o que acontece na mente das pessoas que as cercam. A curiosidade traz perguntas como "O que será que passa na cabeça dele (a)?", "Por que ele (a) tem sempre esse tipo de reação?", "Por que ele (a) não muda esse jeito de ser?"
Dificilmente se segue o caminho inverso: de buscar compreender a si mesmo, de se auto-interrogar sobre sua maneira de ser, de analisar mais a fundo como seu comportamento infui na vivência cotidiana com outras pessoas, entre outras coisas.
Pois eu estou, justamente, no grupo das excessões. Cresci tentando encontrar respostas para os constantes questinamentos que brotavam na minha mente sobre mim mesma. Alguns eram respondidos de forma simples e rápida pelas circunstancias da vida, outros só puderam ser completamente respondidos há pouco tempo, quando encontrei meios excelentes de acabar com as auto-indagações.
Descobrir que existem duas coisas que influem diratamente na forma como sou, o que há de bom em mim e o que precisa ser melhorado. Temperamento e personalidade. Todas as pessoas tem um temperamento e uma personalidade pertinentes a si próprio e adaptados a estrutura de vida que segue.
Descobri que o meu temperamento é o Fleumático!
***Fleumático é uma pessoa de fácil convivência, natureza calma e sossegada, querida por todos, além de possuir uma agudeza de espírito e senso de humor que tornam sua presença um prazer. Os fleumáticos são calmos e acessíveis, trabalham muito bem com pessoas, são eficientes, conservadores, dignos de confiança, espirituosos e procuram sempre o lado prático das coisas.
Todas essas qualidades vêm acompanhadas por um lado um tanto introvertido. Uma de suas maiores fraquezas é a falta de motivação, chega até a ser displicente com relação ao trabalho e tende a ser cabeçudo, pão-duro e indeciso. Fleumáticos costumam olhar a vida como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se com as coisas, contudo revelam-se bons diplomatas porque são pacificadores por natureza. Se motivados externamente, podem tornar-se excelentes lideres. Apesar de não se oferecem para execer cargos deliderança têm capacidade latente para tanto. ***
Tudo isso diz muito a respeito de quem eu sou e das atitudes que tenho. Mas, além de descobrir especificamente qual o meu temperamento e as caracteristicas do mesmo, aprendi também que é possivel ter o "temperamento transformado", ou seja, exite a possibilidade de aperfeiçoar os pontos fracos e canalizá-los de forma positiva. Mas isso só se consegue com a ajuda de um amigo muito especial: o Espirito Santo!
A respeito de personalidade, faz pouquíssimo tempo que descobrir que a minha é do tipo INFJ (Introvertion, Intuition, Feeling, Judgement)!!! Explicarei mais sobre isto em breve.
Por enquanto dou a dica pra quem quer saber qual seu temperamento e suas principais caracteristicas.
Visite: http://raulgil.uol.com.br/forum/topico_abre.asp?id_topico=8016