sábado, 13 de maio de 2006

Cabeça de Porco


Este excelente livro foi elaborado através de uma parceira entre o rapper MV Bill, seu empresário e também presidente da CUFA (Central Única de Favelas) Celso Athayde e o antropólogo Luiz Eduardo Soares, com objetivo de mostrar a realidade vivida por crianças e adolescentes em favelas de nove estados do Brasil.
A obra relata situações, muitas vezes perigosas, vivenciadas pelos próprios autores ao longo da produção de um documentário e mostra de forma dramática e realista como jovens vivem em um mundo de criminalidade fundamentado no tráfico de drogas, compartilhando detalhes a respeito de rotinas, linguagens e símbolos usados no dia-a-dia dos garotos nas favelas.
Na descrição de tal panorama os autores revelam ao mesmo tempo duas vertentes: a realidade da violência que é gerada por muitos fatores que a justificam e a preocupação em alcançar soluções para um problema tão grande. Ao contrário de explicitar ilusoriamente soluções exatas, ou de descrer totalmente na possibilidade de mudança o livro abre margem para reflexões a respeito da realidade mostrada e sugere meios para a elaboração de saídas para o problema em questão.
É um livro de grande valor, indicado para aqueles que querem conhecer uma realidade tão viva no Brasil e que mesmo sem enxergar uma solução futura acreditam que o nosso país pode melhorar. Com toda certeza, vale a pena dedicar tempo e atenção para as 295 páginas reveladoras que esses três gênios idealizaram. É simplismente SURPREENDENTE!

Nenhum comentário: