terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Três palavrinhas e um grande Senhor

cansaço
s. m., fadiga;
lassidão;
esgotamento;
fraqueza derivada de trabalho excessivo ou doença.

saudade
do ant. soedade, soidade, suidade. Lat. solitate, com influência de saudar s. f., lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir; pesar pela ausência de alguém que nos é querido; nostalgia; (no pl. ) lembranças afectuosas a pessoas ausentes.
esperança
s. f., acto de esperar;
tendência do espírito para considerar como provável a realização do que se deseja;
a segunda das virtudes teologais;
o que se espera;
expectativa;
suposição;
probabilidade.




Fui procurar definições dessas três palavras. Precisava saber exatamente o que de fato elas significavam, porque acredito que elas definem o que tem sido os meus dias ultimamente.

"Esgotamento; fraqueza derivada de trabalho excessivo ou doença". Isso é realmente a rotina de cansaço que eu tenho vivido, devido a muitos afazeres e a minha enorme vontade de fazer as coisas darem certo. Mas em contrapartida o Senhor está a sussurrar em meu ouvido "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça" (
Isaías 41:10).

"Lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir". Esta é uma boa definição para a saudade que eu tenho sentido de amigos especiais, de bons momentos e do privilégio de ter mais tempo para estar com o meu Senhor. E parece que tenho ouvido as batidas do coração do Pai a clamar "Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa" (
Cânticos 2:14). Ai... quero tanto passar mais tempo com aquele que satisfaz a minha alma: meu Amado Rei!!!

Mas ainda tenho "a segunda das virtudes teologais". "Tendência do espírito para considerar como provável a realização do que se deseja" é o tipo de esperança que tem sido cultivada em meu coração. Sei que isso tudo não é em vão, sei que minhas expectativas não são inutéis, pois como declarou o profeta Isaías "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (
Isaías 40:31).


Sei que as lutas são grandes e os desafios absurdamente dificéis, mas também sei em quem confio e me apego as palavras daquele que mais sofreu nesta terra: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (
João 16:33).

Nenhum comentário: