terça-feira, 3 de novembro de 2009

Coração em hebraico

Se tem uma coisa que eu tenho prazer em fazer é estudar a bíblia e mergulhar fundo nas questões abordadas por ela. E nesse contexto eu sempre me empolgo quando há a possibilidade de analisar as versões originais em hebraico e aramaico (embora eu não saiba nada destas duas línguas, sempre arrumo um jeito de conhecer mais sobre elas). Por gostar tanto disso, decidi publicar na íntegra um artigo que traz a análise da palavra CORAÇÃO na bíblia. Garanto que você vai gostar do que vem a seguir! Boa leitura!

Desvendando o original hebraico

No caso da palavra hebraica para coração (Lev), temos um exemplo de como nossa cultura ocidental contemporânea ainda utiliza objetos concretos para expressar ideias abstratas.

Geralmente associamos o coração com emoções como o amor ou a bondade, como na frase “ele é um homem de bom coração” (ou seja, uma pessoa carinhosa, amorosa). Isso vale também para os judeus, que viam o coração como o centro das emoções.

Todavia, de maneira diferente da nossa, eles também viam o coração como o centro do pensamento, assim como nos vemos o cérebro. Dessa forma, quando a Bíblia nos convoca a amarmos a Deus de todo nosso coração, como em Deuteronômio 6.5, não se está falando de uma emoção, mas sobre mantermos todos os nossos pensamentos e emoções funcionando para Ele.

Na antiga escrita hebraica, o paleo-hebraico, a palavra coração (Lev, em hebraico) é formada por duas letras. A primeira letra, chamada lâmed, tem o desenho do cajado de um pastor, símbolo de autoridade. O antigo pastor de ovelhas utilizava seu cajado para direcionar as ovelhas a uma direção específica, como uma fonte de água o um pasto. Esta letra, em hebraico, quando unida a uma palavra, adiciona a preposição “para” a esta palavra. Por exemplo, quando quero dizer em hebraico “para Daniel”, é só adicionar a letra lâmede ao meu nome, ficando “Lê-Daniel”.

A segunda letra, chamada beit e que significa “casa”, tem o desenho da planta baixa de uma tenda nômade, o que traz a ideia de estar dentro de casa. A própria letra beit, quando precede uma palavra, significa o prefixo “em”. Por exemplo, em hebraico, a palavra midbar significa “deserto”. Se colocarmos o beit, fica bemidbar, palavra que significa “no deserto”, e é o nome original hebraico do livro de Números.

Quando estas duas letras estão combinadas, elas significam “a autoridade interior”. Ou seja, o coração é aquilo que “governa a casa”, ou seja, que orienta as atitudes dos homens.

Foi por isso que Jesus afirmou: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6.21.) Ou seja, nossos pensamentos e emoções estarão sempre voltados para as coisas que consideramos valiosas. Fica a pergunta: o que temos considerado como valioso?

Jesus nos ensinou que "o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo" (Mateus 13.44). O maior tesouro que um homem pode ter é herdar o reino dos céus. Nisso devemos aplicar nosso pensamento e nossas emoções. Esse objetivo deve “governar a nossa casa”.


Por Daniel Lopez
Jornalista e mestre em Linguística

*Artigo publicado originalmente em Lagoinha.com

22 comentários:

JUNIOR disse...

EU SOU APAIXONADO PELAS ANTIGAS ESCRITURAS ESCRITAS EM PERGAMINHOS, ESCRITA "PRIMITIVA". ACHO QUE COM A NOVA TRADUÇÃO OS TEXTOS PERDEM UM POUCO A SUA CARACTERÍSTICA E SEU REAL SIGNIFICADO. A CULTURA TAMBÉM É UM FATOR MUITO IMPORTANTE PARA REVELAR O REAL SIGNIFICADO DOS TEXTOS. DIZEM QUE A LINGUAGEM VAI EVOLUINDO MAS O QUE SE PERCEBE É A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM, POR EXEMPLO NA NOSSA LINGUAGEM NÃO EXISTEM OS SÍMBOLOS...

Carlos Alberto Silva disse...

boa noite
eu fiz essa consulta e parei nesse blog, e fiquei muito feliz em me deparar com ess matéria que foi de grande utilidade.
pois precisava complementar um texto para postar no meu blog.
fico grato, e quero ser um motivador para que poste texto bons como esse.
um forte abraço.
vou seguir o seu blog

Rinnah disse...

oi querida, prazer estar visitando seu blog (achei lindo!!!) eu fiz um blog recentimente e hoje estava procurando algo sobre coração, a essência da palavra e achei seu blog e puxa estou maravilhada, o estudo é profundo...parabéns pelo blog e que Deus continue te abençoando... quando tiver um tempinho dá uma vsitadinha no meu, a palavra de uma amante de livros (eu também sou fascinada por eles..rsrs)e jornalista e por que não hábil escritora, seria muito legal!!!
bjim da Rinnah....

Rinnah disse...

p.s. peguei um pedacinho desse post, espero que não se importe, mas informei no meu blog de onde tinha tirado, ou seja do seu blog..rsrs... vou te seguir...

Diego Valentim disse...

Estou preparando um sermão sobre o coração , e esse texto acrescentou muito. Parabéns e obrigado.

Anônimo disse...

VOU UTILIZAR NO MEU SERMÃO. VALEU PELA POSTAGEM .

Fontes no Vale disse...

Muito bom, esta sua postagem, muito profunda e também assim como os demais colegas utilizarei no sermão que estou preparando, Deus continue te iluminando, para que possa continuar escrevendo palavras tão maravilhosas como esta.Também possuo um blog e posto lá os meus sermãos,creio que não se importará se citar sua postagem. Pode deixar que colocarei a referência.Fique na paz.

Unknown disse...

Maravilhosos são os segredos das santas ,palavras.

Unknown disse...

Maravilhosos são os segredos das santas ,palavras.

Felix Lautom disse...

Muito bom!!!

Idevaldo L Santos disse...

Interessante, gostei!

www.deproposito.com.br disse...

Muito obrigado pelo seu empenho em pesquisar isso para trazer um conteúdo tão rico!
Foi muito valioso para a pesquisa que estava fazendo.

Dara disse...

Muito bom! Super amei. Deus abençoe.

Fátima Fernandes disse...

Temos que colocar a Torah no nosso coração e so assim podemos entender oque o criador quer de nós, que e a obediência na Torah, salmo 114:142, Baruch Ha'shem !

Unknown disse...

Parabéns ótima exegese!!

Felipe Alves disse...

Coisa linda profunda e reveladora. Obrigado por compartilhar essas pérolas. Que o Senhor Jesus continui ti usado para nos abençoar.

Lev disse...

MUUUUUITO INTERESSANTE! Adorei

rosy disse...

A PAZ DO SENHOR QUERIDA!!! PARABÉNS, QUE PROFUNDO...É SEMPRE BOM SAIRMOS DA BEIRA DO RIO E MERGULHARMOS NO PROFUNDO DAS SAGRADAS ESCRITURAS. DEUS ABENÇOE.
PRA: ROSANGELA

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Otima explicação,que o Pai continue te capacitando mais e mais.

Juliump disse...

Parabéns pelo texto, pela disposição em pesquisar e publicar coisas de excelência.
Com esse texto minha devocional ficou rica. Que Espírito Santo me transforme e que Ele continue usando você pra trabalhar com dedicação e zelo na Obra. Abraços!!

Unknown disse...

Obrigado minha irmã!Esse conteúdo me ajudou muito.👏🙏🙏