quarta-feira, 4 de junho de 2008

Nossa fantasia de cada dia

As pessoas tem medo de mostrar quem são. De ser quem são. Todos inventam uma endumentária e se vestem dela pra se definirem.
Que é o Orkut senão criar uma fantasia de "quem eu sou" pra mostrar às pessoas?!!! Você mostrar o que quer, da maneira que quer, descreve o que tem vontade, define o que lhe convém e mostra pra quem tiver afim.
O que são as nossas roupas senão uma tentativa de exteriorizar quem queremos ser, o que achamos legal. É sim uma forma de tentar persuadir todos que nos vêem a nos perceberem da forma como queremos. Quem há de negar isso?!
Os mesmos "princípios de seleção, ênfase e apresentação" (PORTO, 2001: p.12) do conceito de Enquadramento - teoria aplicada a comunicação - são utilizados por cada pessoa no mundo a cada dia. Em todo tempo, nas mais diversas situações as pessoas produzem discursos, inclusive não-verbais (que é justamente do que estou falando) e tomam atitudes, ainda que sem prévia intenção, direcionadas para uma determinada posição.
É assim. Nós somos assim. Inventamos uma endumentária e nos vestimos dela. O fato é: será que realmente somos o que mostramos ser?

Num sei por que, mas tava querendo dizer isso. Num tem alvo, não escrevi direcionado a alguém. Eu nem mesmo ouso me excluir de tudo isso, porque afinal eu também me sinto assim.

São apenas verdades que muitas vezes não temos coragem de encarar.

*

Nenhum comentário: